top of page

Estas são as perguntas mais Comum

Sobre micro-varizes e varizes

1.) O que são as varizes?
R: Varizes são veias doentes, que por defeito no seu sistema de válvulas não conseguem mais escoar o sangue devidamente.
2.) Qual a aparência de uma variz?
a e muitas vezes arroxeada e com alguns "calombos" em seu trajeto, que são as válvulas defeituosas.
3.) Toda veia aparente nas pernas é uma variz?
R: De modo algum. Em pessoas magras e/ou musculosas, é perfeitamente possível ver as veias normais ao longo da perna.

 

4.) O que causa as varizes?

R: Vários fatores de risco já foram identificados, os mais importantes são: idade acima de 30 anos, sexo feminino, história familiar, prolongados períodos em pé ou sentado, obesidade e tabagismo.
5.) Varizes doem?
R: Dor nas pernas é uma queixa frequente em pessoas com varizes. Sensação de peso e/ou queimação nas pernas também são comuns.
6.) O que é insuficiência venosa dos membros inferiores?
R: Insuficiência venosa dos membros inferiores é o nome que damos a doença do sistema de veias das pernas que se torna incapaz de realizar adequadamente a drenagem do sangue dos membros inferiores para o coração. A presença de varizes é um dos sinais de insuficiência venosa.
7.) Como detectar a insuficiência venosa em estágios iniciais?
R: O primeiro sinal clínico da doença das veias das pernas são as teleangiectasias, também chamadas de aranhas vasculares (foto ao lado). Essas lesões podem ser consideradas micro varizes e são o primeiro estágio da insuficiência venosa.
8.) Varizes podem melhorar sem tratamento?
R: O momento ideal para alterações de fatores de risco, como uso de anticoncepcionais, ficar muitas horas em pé ou sentado, cigarro etc.., é durante o estágio inicial da insuficiência venosa, ou seja, quando surgem as primeiras micro varizes.
Quando já existem varizes visíveis, a tendência do quadro é sempre de piora se não houver tratamento adequado.

9.) Quais são as complicações mais graves das varizes?
R: É sempre importante ter em mente que as varizes são sinais de uma doença chamada insuficiência venosa dos membros inferiores. As complicações surgem em decorrência do agravamento desta insuficiência. As mais graves são as ulcerações na pele e a trombose das veias dos membros inferiores.
10.) Tenho varizes há anos e minhas pernas agora estão ficando escuras. O que isto significa?
R:O escurecimento da pele nas pernas é um sinal de insuficiência venosa grave e prolongada. Ele ocorre devido à estase prolongada do sangue nas veias das pernas, que facilita o extravasamento dos pigmentos do sangue para a pele.

11.) Qual é o melhor tratamento para varizes?

R: Depende do grau de doença. Casos discretos podem ser tratados apenas com alterações do hábito de vida e meias elásticas. Casos mais avançados precisam de intervenção médica. As mais usadas são a cirurgia a LASER, escleroterapia e cirurgia convencional.
12.) Quando se destrói uma veia varicosa, não estamos piorando o quadro, já que é menos uma veia para drenar o sangue, e mais sangue para as outras veias? Não há risco de sobrecarregá-las?
R: É preciso notar que uma veia varicosa é uma veia doente e que já não trabalha direito. Ela não faz falta nenhuma. Além disso, toda vez que surge uma variz, as veias sadias naturalmente já começam a receber mais sangue. Essa sobrecarga de trabalho já acontece independente da veia varicosa ser retirada ou não.
13.) Tenho varizes e subitamente em uma delas surgiu um calombo doloroso. Agora a veia está quente e avermelhada. O que pode ser isso?
R: Isso é um dos sinas de uma tromboflebite, ou seja, formação de um trombo (coágulo) dentro de uma das varizes. Esta complicação pode ocorrer quando há traumas ou quando se fica muito tempo parado na mesma posição,como em longas viagens de carro ou avião . Quando a trombose ocorre um uma veia mais profunda, o quadro é mais grave devido ao risco de embolia pulmonar.
14.) Tenho muitas varizes nas pernas e meu médico retirou minha veia safena. E se no futuro eu tiver um problema cardíaco e precisar de uma ponte de safena?
R: Não fará nenhuma falta, uma vez que a safena já era uma veia doente e nunca poderia ser aproveitada para o coração.
15.) Medicamentos como pentoxifilina, escina, aspira e outros, ajudam no tratamento das varizes?
R: Sim, estas drogas podem ser usadas para o tratamento da insuficiência venosa. Porém, elas tem indicações específicas e só devem ser tomadas com orientação médica.

Autor do artigo
Pedro Pinheiro Médico . Título de Nefrologista pelo Colégio Português de Nefrologia.

http://www.mdsaude.com

Nem todo mundo tem varizes. Calcula-se que 18%
Nem todo mundo tem varizes. Calcula-se que 18% da população adulta tem varizes. Só no Brasil estima-se que mais de vinte milhões de pessoas carregam esta doença. E, dessas pessoas, as maiores vítimas são as mulheres por causa dos hormônios femininos – principalmente a progesterona que favorece a dilatação das veias. Agora, o principal fator de risco para se ter varizes é a presença desta doença na família: a hereditariedade.

Fatores que contribuem para o aparecimento das varizes

 Veja agora outros fatores que contribuem para favorecer o aparecimento das varizes ou agravar as varizes de quem já as tem: • Idade – as varizes costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem ir piorando com o passar os anos.

É pouco freqüente antes dos 30 anos. Entretanto, as microvarizes ou “aranhas vasculares”, também chamadas de “vasos”, podem aparecer em pessoas bem mais jovens. • Sexo – as mulheres são mais propensas a ter varizes do que os homens; fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias; alguns pesquisadores relatam que as terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais aumentam o risco de varizes. • História Familiar – se há uma incidência de varizes na família, a sua chance de ter a doença será maior. • Obesidade – o sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso, favorecendo ao aparecimento das varizes. • Traumatismo nas pernas • Temperatura – exposição ao calor por tempo prolongado pode provocar dilatação das veias e aparecimento de varizes. Não é à toa que a incidência de varizes é um pouco menor nos países mais frios. Portanto, cuidado com a exposição excessiva ao calor do sol, das saunas, dos fornos, etc.

• Tabagismo – pesquisas revelam que a parede das veias também sofre as agressões das substâncias contidas nos cigarros o que favorece o aparecimento de varizes. • Gravidez – Durante a gravidez a quantidade de sangue circulante aumenta e, portanto, aumenta o trabalho das veias. Aumenta também a quantidade de progesterona, aquele hormônio que dilata as veias. Outro fato que acontece na gestação: o útero vai aumentando de tamanho e vai comprimindo as veias do abdômen e da região pélvica da mulher, colocando assim um obstáculo para a subida do sangue das pernas para o coração. As “varizes” que aparecem durante a primeira gravidez freqüentemente desaparecem após o parto. Já aquelas que surgem a partir da segunda gestação costumam permanecer após o nascimento do bebê. • Sedentarismo – o movimento das pernas é muito importante para “bombear” o sangue das veias. Portanto, ficar muito tempo sentado ou em pé parado é muito ruim para o trabalho das veias. Os exercícios e o combate ao sedentarismo são muito importantes para a circulação corporal. Portanto, muito cuidado com os trabalhos em que somos obrigados a ficar parados muito tempo, pois são fatores desencadeantes de varizes. • Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal – mais uma vez encontramos o problema dos hormônios atrapalhando as veias da perna. Alguns pesquisadores já responsabilizam os hormônios anticoncepcionais pelo aparecimento de varizes em mulheres jovens. O Fórum da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (www.sbacv-nac.org.br) adverte inclusive para os cuidados que devem ser tomados com os remédios usados para a terapêutica de reposição hormonal. Fonte: esteticas

Maxxi 30 LIFE
 

bottom of page